Na mitologia Egípcia Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gato") é uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres grávidas. Também tinha o poder sobre os eclipses solares.
A deusa está presente no panteão desde a época da II dinastia. Era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o sistro, instrumento musical sagrado. Por vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Podia também ser representada como um simples gato.
Por vezes é confundida como Sekhmet, adquirindo neste caso o aspecto feroz de leoa. Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa, que é representada com cabeça de leoa, executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com cerveja para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana. O que acabou originando a deusa Bastet.
Era a esposa de Ptah, com quem foi mãe de Nefertum e Mihos. A esta deusa é tradicionalmente consagrado o dia 15 de abril.
O seu centro de culto estava na cidade de Bubastis, na região oriental do Delta do Nilo. Nos seus templos foram criados gatos que eram considerados como encarnação da deusa e que eram por essa razão tratados da melhor maneira possível. Quando estes animais morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais reservados para eles. Conforme Wikipédia.
Embora a minha deusa egípcia de acordo com a data de nascimento seja outra (descobri depois), sempre senti muita ligação com BASTET, pelo que ela é, foi e fêz, pela força que me transmite. Sempre adorei gatos, sempre me dei muito bem com eles e meu filho me chamava de GATINA...Nos meus momentos de apuros, recorro à ela, me transformando num tornado, num tsunami, mesmo sabendo que existem outros que posso pedir ajuda, deixo todo mundo doido, de cabelo em pé.... Olhando uma gata, se pensa numa coisinha fofa, macia, dengosa, sensual, me acham delicada, meiga...Mal sabem a fera que está por trás dessa coisinha...Se cutucada, vira uma LEOA de garras afiadas, deixando todo mundo maluco...Uma Bastet...Cuidado comigo, Humanidade...
Nasmastê...